quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

The Black Company Campaign Setting

Recentemente pude dar uma olhada no livro The Black Company Campaign Setting da Green Ronin, ainda vou dar uma lida com cuidado no material, mas pelo que pude notar é um livro sensacional. A mecânica usada é o D&D 3.5, eles usaram a onda d20 para tentar emplacar o livro pelo que me parece, entretanto não deve ter dado muito certo já que apesar de ser uma série bem conhecida nos EUA esta versão em RPG fica apagada em meio a outros lançamentos do Ronin Verde.

A mecânica é realmente o D&D, esta tudo lá, os atributos, talentos e perícias, mas existe uma mudança radical nas regras, deixando o sistema realmente bem adaptado para o mundo da Companhia Negra, acredito que a principal mudança é no sistema de magias que deixa de ser vanciano para um sistema mais singular, não vou falar dele agora, pois pretendo aborda-lo mais tarde num artigo avulso. As classes também foram adaptadas e ficaram muito boas, um pequeno revés para as classes de prestígio do livro, essas ficaram muito mal construídas. Os NPCs e o bestiário são ótimos para entender melhor os romances e aditivar qualquer campanha de fantasia medieval (para quem tiver curiosidade o ND do Dominador é 75), nesse meio esta o template dos Takens (Os Tomados, na tradução brasileira) que é muito bom, traduzindo bem todo o processo de ser tomado e da sua transformação e os poderes que eles obtêm quando isso ocorre, só gostaria de deixar uma pequena crítica aqui, sempre acreditei que os Takens eram poderosos por conta própria, o modelo apresentado ajuda a emular isso, mas retira o charme da imponência dos The Ten Who Were Taken (Os Dez Que Foram Tomados).

Capa do primeiro romance, esse é o famoso Taken Soulcatcher
O Rite of the Taken conseguiu emular perfeitamente todo o ritual de se tomar a vontade de uma outra pessoa. Resumindo bem o que ocorre é que o Mago deve derrotar o seu oponente e depois aplicar o ritual, nele você deve mostrar ao seu rival o quão poderoso você é e doma-lo com seus poderes, primeiramente você deve ter o talento Rite of the Taken, depois você usa todas as suas magias naquele que você quer tomar, magias de dano, encantamento, tudo. Ele nem tem chances de resistir a qualquer efeito, sofrendo toda e qualquer penalidade automaticamente. Você tem que tomar cuidado para o futuro Taken não morrer, se ele estiver muito machucado (com menos de 0 PVs), deve cura-lo para que ele resista até o final onde você ira prende-lo a sua vontade para todo e sempre.

Bem, para não estragar surpresas eu vou colocar a minha versão do Forvalaka, minha concepção da criatura é bem diferente do que esta descrito nos excelentes romances. A ficha dele também é um pouco diferente da versão oficial e vou deixar ainda dessa maneira para que qualquer um possa inseri-lo em sua campanha sem maiores dores de cabeça, também o faço por que existem surpresas quanto a essa criatura nos demais romances posteriores.


Então até breve com uma nova criatura, o Forvalaka!


Nenhum comentário:

Postar um comentário